sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

6º dia - San Pedro de Atacama - 90 km rodados

Acordamos cedo pois a van da agência nos pegaria na porta da nossa hospedagem as 4 horas da manhã.
  Ficamos hospedados nos Altos de Quitor em barracas amplas e bem equipadas, com colchão de espuma novos, saco de dormir, travesseiro, cobertores e luminária com bateria solar. O ambiente muito agradável, as barracas recebia sombra, todas elas, por esteiras de palha colocadas acima das estruturas de madeira construídas acima das barracas. O chão em toda área das barracas era de grama sintética com um quiosque no centro da área das barracas. Ainda tinha a piscina mas que não conseguimos aproveitar por falta de tempo. Lugar muito tranquilo e agradável. A dona do estabelecimento, Dona Lívia muito simpática, nos preparou café para levarmos.
  Pontualmente a van chegou as 4 horas, arrecadamos mais alguns turistas para o passeio, entre eles estavam 4 franceses, 3 ingleses, 2 americanos, 4 argentinos e alem de nós 4 ainda tinha mais 4 brasileiros, totalizando 8 brasileiros, a guia e o motorista.
  No caminho de ida não conseguimos ver a paisagem pois estava muito escuro ainda e a maioria do pessoal foi dormindo. Ao chegar ao local já estava mais claro e dá pra ver o frio no termômetro que tinha na entrada dos geysers.

friozinho de -5,8 ºC

As águas do sub-solo são aquecidas por rochas vulcânicas e estas são aquecidas pela lava vulcânica, as águas aquecidas fazem pressão e são expelidas por fendas. Por causa da altitude a água evapora a 85 ºC. São muitos geysers, este é o 3º maior campo de geysers do mundo, perdendo apenas pra Yellowstone e um outro na Rússia. Alguns geysers daqui chegam a expelir água quente até 10 metros de altura.

Grande concentração de salitre na região

Gaivota Andina

Vicuña

As Vicuñas andam sempre em bandos, normalmente composto por 1 macho e várias fêmeas

Os "Pantanais Andinos", são ecossistemas sensíveis de região alagada, onde bactérias dessalinizam a água, onde crescem algas e plantas que alimentam lindas e simpáticas aves.

Pantanal Andino

Na volta conhecemos o povo Machuca (se pronuncia Matchuca), são pastores que se sustentam da lã e da carne de Lhama, vivem 10 pessoas no povoado Machuca e 120 Lhamas. Os Machuca são descendentes indígenas.

Em todas as casas do povoado Machuca, notei essas cruzes enrolados em lã colorida

E os famosos Flamingos da região do Atacama

Quebrada de Guatin

Chegamos de Volta a San Pedro de Atacama ao meio-dia. Pegamos um táxi até nossa hospedagem, comemos algo e fomos abastecer as motos, depois fomos visitar as Termas de Puritama na Quebrada de Guatin. São seis piscinas de águas cristalinas e aquecidas pelo vulcão, a primeira piscina, a mais quente a água tem temperatura próxima dos 33 ºC.

Revigorados com o banho, voltamos rápido a San pedro de Atacama para visitar o vale de La Luna e ver o por-do-sol. Mas pela hora que chegamos não daria tempo de visitar todo o vale, só daria tempo para ver o por-do-sol da Duna Maior. Desistimos e fomos ver o por-do-sol da Pedra do Coyote que também faz parte do complexo do Vale de La Luna, mas o acesso é por estradas diferentes.